13º. salário: Mais de 380 milhões começam a ser pagos para aposentados e pensionistas do Pará

agosto 27, 2018


Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começaram a receber nesta segunda-feira, 27, a antecipação da primeira parcela do décimo terceiro salário.  
É estimado que a primeira parcela do décimo terceiro beneficie 30 milhões de pessoas. No Pará, 661, 151 beneficiários estão na lista para receber um montante de R$ 383.276.461 até o dia 10 de setembro.
Como a primeira parcela corresponde a 50% do valor do abono, não haverá desconto de Imposto de Renda (IR), uma vez que, de acordo com a legislação, a tributação do IR apenas será feita nos meses de novembro e dezembro, quando for paga a segunda parcela.
No caso de aposentados e pensionistas que começaram a receber o benefício depois de janeiro de 2018, a primeira parcela do abono anual não será de 50% do valor do benefício, mas, sim, um valor proporcional.


Tem direito ao abono anual  aqueles que, durante o ano, receberam o benefício previdenciário de aposentadoria, pensão por morte, auxílio-doença, auxílio-acidente, auxílio -reclusão ou salário maternidade.
Entretanto, nos casos de auxílio-doença e salário maternidade, o valor do abono anual será proporcional ao período recebido, assim como acontece com as pessoas que se aposentaram ou viraram pensionistas depois de janeiro de 2018.

Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe