Dia D de vacinação contra pólio e sarampo será neste sábado

agosto 17, 2018


Postos de saúde em todo o país abrem as portas amanhã (18), sábado, para o chamado Dia D de Mobilização Nacional contra o sarampo e a poliomielite. No Pará, até a quinta-feira (16), 62.509 doses de vacina contra a poliomielite foram aplicadas em crianças de todo o estado e outras 63.682 serviram para prevenir o sarampo. O quantitativo corresponde a cerca de 11% do público-alvo para ambas as doenças.

Para a Campanha de Vacinação contra a poliomielite e sarampo, a meta de chegar a 90% pode ganhar um impulso maior se os pais e responsáveis aderirem pra valer ao Dia D de mobilização nacional da campanha, quando centenas de Unidades Básicas de Saúde e postos volantes estarão a postos para vacinar crianças de um a menores de cinco anos, independente da situação vacinal.

Em Santarém, a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) está disponibilizando doses de vacina contra pólio e sarampo em 75 postos de saúde das zonas rural e urbana do município para atender o público prioritário da campanha. A meta é imunizar 23.750 crianças do grupo prioritário, sendo que até o momento foram vacinadas 8.775 crianças, ou seja, 37,56% da meta.

No município, o dia D começa das 8h às 17h, em todas as unidades básicas de saúde para vacinar o maior número possível de crianças do grupo prioritário.

Além da vacinação contra sarampo, as crianças também estarão recebendo a vacina contra poliomielite, conhecida como paralisia infantil. A campanha segue até o dia 31 de agosto.

Atualmente, o país enfrenta dois surtos de sarampo - em Roraima e no Amazonas. Até a última terça-feira (14), foram confirmados 910 casos no Amazonas, onde 5.630 outros casos permanecem em investigação. Já em Roraima, são 296 casos confirmados e 101 em investigação.

Há ainda, de acordo com o Ministério da Saúde, casos isolados e relacionados à importação nos seguintes estados: São Paulo (1), Rio de Janeiro (14), Rio Grande do Sul (13), Rondônia (1) e Pará (2).

Até o momento, foram confirmadas no Brasil seis mortes por sarampo, sendo quatro em Roraima (três em estrangeiros e um em brasileiro) e dois no Amazonas (brasileiros).

Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe