Mais de 250 mudas são distribuídas no Dia da Árvore em Santarém

setembro 21, 2018


A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca (Semap) distribuiu 255 mudas das espécies medicinal, sombreamento, paisagística e ornamental na manhã desta sexta-feira (21), no Parque da Cidade. A atividade foi em comemoração ao Dia da Árvore e faz parte do Projeto "Santarém que Te Quero Verde", que busca incentivar a arborização e o plantio adequado de árvores na cidade.
A ideia do projeto "Santarém que te quero verde" é conscientizar a população não somente sobre a importância do plantio de árvores, mas também sobre o cultivo de forma adequada. A orientação técnica e a sensibilização através da educação ambiental também fez parte da ação.


Dentre as centenas de mudas entregues a população estavam espécies de grande e pequeno porte. Foram doadas mudas do tipo: Muricizeiro, Jambeiro, Mangueira, Ipê-rosa, Ipê-amarelo, Oiti, Sapupira, Cupuaçuzeiro, Açaizeiro, Graviola, Boldo, Manjericão e Erva Cidreira. Além da distribuição das mudas de plantas, a Prefeitura ofereceu toda a orientação adequada do plantio através de palestra. Na ocasião, também foram plantadas três árvores das espécies: Oiti, Sapupira e Ipê Rosa no Parque da Cidade.
Para a Coordenadora do Parque da Cidade Helainy Barbosa o plantio de árvores nos quintais e até mesmo nas ruas da Cidade tem uma importância significativa, pois oferece sombras, ventilação, entre outros benefícios. "A árvore é a vida. Nós sabemos que é dela que extraímos basicamente tudo, como por exemplo a sombra para podermos descansar, além de outros benefícios. Embaixo de uma árvore a temperatura chega a cair 7 graus, ou seja, reduz a temperatura do ambiente, melhora a infiltração de água no solo, a ventilação, além da redução de microclima", explicou a coordenadora.


Mensalmente a Prefeitura distribui centenas de mudas a população santarena dos tipos ornamentais, frutíferas, medicinal e nativas da região. Em celebração ao "Dia da Árvore", comemorado hoje, 21 de setembro, a Semap antecipou a ação que geralmente acontece ao final de cada mês.

Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe