PM comemora Bi-Centenário no Pará

setembro 25, 2018


25 de setembro é dia de festa para os policiais militares. Hoje, a corporação comemora 200 anos no Estado. Em Santarém, a programação alusiva ao aniversário da PM será realizada na quinta-feira, 27, em praça pública, a da Matriz, em frente a Catedral.
A cerimônia vai reunir a sociedade civil e militar.



Na ocasião, policiais militares serão promovidos e
 também agraciados com medalhas. 
Outro destaque do evento refere-se ao desfile militar com a presença de todas as Unidades: 3° BPM, 35° BPM, 2° CIME e 1° CIPAMB; projetos sociais: Cidadão do Futuro, PROERD e equoterapia; Banda de música, cavalaria, ROCAM e viaturas.



Em entrevista o comandante de Policiamento Regional - CPR I, coronel Héldson Tomaso, falou sobre a importância do bi-centenário da instituição.
Na Mídia: O que 200 anos representa para a corporação?
Cel. Tomaso: Representa solidificação da legitimidade junto a sociedade paraense, visto a dificuldade de uma instituição se firma na região amazônica.




Na Mídia: E especialmente para você que comanda um dos quartéis mais importantes do Pará?
Cel Tomaso: Sinto muito orgulho em comandar uma das tropas mais bem preparadas do Estado e que, apesar de fazermos aniversário, quem está ganhando presente é a sociedade desta região, pois além de baixar números criminais periodicamente, ainda haverá assinatura que empossará o Maj Brandão como Comandante da 1° Companhia Independente de Policiamento Ambiental.


Na Mídia: O que vc pode apontar de diferencial hoje em relação aos séculos passados?
Cel. Tomaso: A preparação, a aproximação com as comunidades, os equipamentos e o nível técnico.




Na Mídia: Qual a atual estrutura da PM na região?
Cel. Tomaso: Na região temos 30 Unidades distribuídas em Batalhões, Companhias Independentes, Pelotões Policiais Destacados e Postos Policiais Destacados.


Na Mídia: O que você aponta de positivo a frente do comando em Santarém?
Cel. Tomaso: A estrutura, chegamos aqui em 2015 com um Batalhão em Santarém e vamos terminar 2018 com 02 Batalhões e 02 Companhias Independentes, ou seja, transformamos, aqui, em um polo da segurança pública, um complexo de Unidades especializadas, além de também terem sido promovidos inúmeros cursos e capacitações que transformaram esta tropa em uma das mais bem treinadas neste Estado. Outra conquista importante foi relacionada ao PROERD, onde desde 2005 alcançamos 42 mil 703 jovens e crianças formados na filosofia de resistir às drogas e à violência, sendo que 45% desses alunos, ou seja, 19 mil 351 foram formados nos três anos que estou aqui, quase a metade do total em 13 anos de PROERD em Santarém. Além, claro, da aquisição do prédio do antigo colégio Moraes Sarmento na BR-163 para o funcionamento do futuro Colégio Militar.

Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe