Prefeitura descarta as grandes atrações nacionais na festa do Çairé

setembro 11, 2018



Apenas atrações locais e regionais serão apresentadas este ano na festa do Çairé, com exceção do show do cantor cearense Dedim Gouveia, considerado o rei do xote. O anúncio foi feito nesta manhã, 11, pelo prefeito Nélio Aguiar, durante lançamento da identidade visual e hotsite da festa que todos os anos acontece na vila de Alter do Chão. A cerimônia foi realizada no Theatro Municipal Victória e contou com a presença do prefeito Nélio Aguiar, autoridades da segurança pública, autoridades do poder judiciário, secretários municipais, vereadores e a imprensa. Na ocasião, o prefeito assinou decreto que transfere a sede do poder executivo para a Vila de Alter do Chão, durante os cinco dias de festa.
Com o tema "Crença e Magia. Encantos da Amazônia", o governo municipal propõe novamente o resgate da verdadeira essência do Çairé, que está diretamente ligada à devoção à Santíssima Trindade.



"O Çairé é um evento de governo onde todas as secretarias estão envolvidas. Nossa programação está focada na identidade cultural da festa, na manifestação religiosa do povo de Alter do Chão, focada na valorização da nossa cultura, na valorização da identidade de um povo. Recebemos muitas cobranças de atrações nacionais, mas o momento ainda não é oportuno devido a dificuldades orçamentárias. Um show nacional não custa menos de 250 a 300 mil e nós preferimos investir na estrutura, na segurança, na organização de um Çairé de paz. O nosso investimento será também nas maiores atrações da festa, que são os Botos Cor de Rosa e Tucuxi", informou o prefeito Nélio Aguiar.

O selo do Çairé 2018 mantém o foco no religioso da festa com a intenção de reafirmar 300 anos de história e cultura. Na composição da marca, foram utilizadas as cores predominantes oficiais do Çairé usadas na Santíssima Trindade: Azul, Vermelho, Amarelo e Verde. O formato triangular que dá forma ao selo e ao estandarte remete aos traços boraris que são os povos nativos que já viviam na região de Alter do Chão e que criaram o Çairé.
As atividades iniciam dia 15 de setembro, às 5h com alvorada que anunciará a Procissão Fluvial de Busca dos Mastros. A procissão que segue pelo Lago Verde até a floresta de onde os mastros serão retirados, inicia às 8h. Os mastros serão levados à Praia da Gurita (Praia do Cajueiro), onde permanecem até o dia 20 de setembro, quando serão buscados, também em procissão, e levados para serem hasteados no centro da Praça do Çairé, onde ocorrerá a abertura oficial com a apresentação do primeiro rito religioso.
O rito religioso
É um momento em que os personagens do Çairé se reúnem no barracão e no entorno dele para louvar o Divino Espírito Santo. O rito é realizado todas as noites de Çairé, às 19h. Na celebração, as rezadeiras são personagens marcantes, pois são responsáveis por entoar as rezas e ladainhas. Outro momento importante da celebração é o ritual do beija-fita, no qual os devotos beijam as fitas coloridas da coroa do Espírito Santo, em demonstração de agradecimento por graças alcançadas.


A grande atração do Çairé será o Festival dos Botos Cor de Rosa e Tucuxi, que acontece np sábado, 22. O primeiro a se apresentar será o Tucuxi, às 21h30. Em seguida, o Cor de Rosa, à meia noite. .






Segurança

A Polícia Militar vai destacar um efetivo com 500 militares, distribuídos nos cinco dias de evento a pé, moto patrulhamento (Rocam), policiamento nas praias, viaturas, Grupamento Tático Operacional e Cavalaria.
O 4° Grupamento de Bombeiros Militar (GBM) terá 20 militares bombeiros em atividade no primeiro dia e nos demais dias serão destacados 30 militares. Eles atuarão no serviço de prontidão e guarda-vidas e farão fiscalização nas catraias com foco nos equipamentos de segurança.

A Capitania Fluvial de Santarém estará com 8 a 12 militares, uma lancha e um Jet Ski realizando fiscalização de documentos dos condutores de embarcações.

O Departamento de Trânsito (Detran) contará com o serviço de 35 agentes de trânsito distribuídos na barreira na Rodovia Everaldo Martins e dentro da Vila balneária de Alter do Chão. Será realizado sistema de rodízio na barreira e em pontos estratégicos ao longo da Rodovia, com a intenção de coibir excesso de velocidade, além de fazer o fluxo de veículos fluir de forma segura. Será realizado teste do etilômetro.


Sala de Gestão
A Prefeitura de Santarém segue com a proposta de trabalho integrado entre os órgãos de segurança, por isso, pelo segundo ano consecutivo contará com a "Sala de Gestão". Uma estrutura será montada na Praça do Çairé e nela estarão chefes dos principais órgãos de segurança, instituições e representação das secretarias municipais ligados à organização do evento. O objetivo da Sala de Gestão é concentrar todas as soluções dos mais variados problemas em um único local, como uma espécie de central. O espaço também servirá como local de atendimento aos turistas.

Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe