Workshop sobre o Futuro da Minha Cidade vai apresentar caminhos para transformação de Santarém

dezembro 07, 2018



O Sindicato da Indústria da Construção do Pará (Sinduscon-PA) realiza no próximo dia 12, quarta-feira, em Santarém, oeste do Pará, o workshop técnico do projeto “O Futuro da Minha Cidade – Resultados e Ações Futuras”, já levado com grande sucesso a diversas localidades do País, entre elas Belém, com realização nacional da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), correalização do Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e patrocínio da Caixa Econômica Federal (CEF).
No evento estão agendados debates, trocas de experiências e proposta de formação de conselho representativo local, sensibilizando líderes sociais e confirma a premissa de que é possível trabalhar em parceria com prefeituras em favor da sociedade. Um dos focos centrais é discutir de forma coletiva elementos para a criação de uma cidade sustentável em prazo determinado sem depender exclusivamente de administrações municipais. O workshop vem provocando boa expectativa na cidade paraense, o principal polo da região. Santarém ganhou a preferência para sediar a agenda pelo potencial socioeconômico e por causa de sua condição como referência geográfica.
O projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi inspirado em um conjunto de iniciativas e ações desenvolvido em Maringá, no Paraná, e que está sendo disseminado pelo País com excelente aceitação e resultados práticos. Em Goiânia, por exemplo, foi montado um conselho municipal para trabalhar com o poder público.
No conceito, a sociedade, mobilizada e organizada, é quem aponta, por meio de líderes e com a premissa de apartidarismo, as prioridades para formatar um “caderno de propostas” e planejamento de desenvolvimento sustentável efetivo ao governo municipal. Nesse aspecto, estão inseridos especialistas diversos, entre os quais de desenvolvimento urbano e sustentabilidade.
Em síntese, pretende-se mudar o estereótipo de que a construção e gestão de um município que atenda aos anseios da população e proporcione uma elevada qualidade de vida costuma está vinculado a ações políticas e administrativas municipais tendo pouca ou nenhuma participação efetivada da população. O projeto “O Futuro da Minha Cidade” foi idealizado pela CBIC em 2012, durante o 84ª Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic). O evento tem apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), (Crea-PA), Sistema FIEPA e Prefeitura Municipal de Santarém.


TEMAS
Na programação em Santarém estão previstas duas palestras que servirão de base para a absorção e prática da iniciativa a ser apresentada. Uma delas será conduzida pelo engenheiro civil Silvio Barros, ex-prefeito de Maringá com ações inovadoras e multipremiado em diferentes âmbitos. O modelo de transformação da cidade paranaense acabou servindo de exemplo nacional. Ele conduzirá o enfoque “A experiência da parceria entre a sociedade e Prefeitura e o seu potencial transformador para uma cidade mais sustentável”.
A palestrante convidada na realização da CBIC/Sinduscon-PA é a arquiteta e urbanista Marcella Arruda, uma das mais respeitadas do País. Ela abordará o tema “A importância da participação das pessoas na construção de cidades compartilhadas”.


Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe