Ação alerta para os problemas causados por lixo nos rios

março 23, 2019

Ao ser levado pelas correntes fluviais, o lixo pode atingir animais, vegetais e o próprio ser humano. Foi observando esse problema socioambiental que uma intervenção junto aos comandantes e usuários de embarcações ocorreu na manhã deste sábado (23) nas imediações da Praça Tiradentes.

A mobilização é da Prefeitura de Santarém, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma)/Centro Municipal de Informação e Educação Ambiental (Ciam), Escola de Ensino Técnico do Estado do Pará/Santarém (Eetepa Santarém) e Marinha do Brasil/Capitania Fluvial de Santarém (MB/CFS).

A estudante do curso Técnico em Meio Ambiente, Andressa de Jesus, considera que a atividade reafirma a preocupação mundial com a vida: "Considerando o Dia Mundial da Água, esse é um momento que visa sensibilizar. Não só os donos de embarcações, mas a toda a população que tem a orla como ponto de passagem".

Durante a iniciativa, as equipes puderam levar orientações corpo a corpo, houve a distribuição de sacos de lixo e adesivos foram colocados em lugares estratégicos trazendo a mensagem de alerta com os problemas causados pelo descarte incorreto de resíduos.

O comandante de embarcação Raimundo Miléo contou que há toda uma preocupação com a destinação correta após cada desemparque. "Disponibilizamos lixeiras em todos os compartimentos. Ao chegar nas cidades de destino como Santarém, a nossa equipe faz o recolhimento e encaminhamos para os contêineres disponibilizados pela Prefeitura. Mas, os cuidados devem partir também de cada um passageiro".

A atividade encerra a programação municipal do Dia Mundial da Água que iniciou no dia 13 deste mês com diversas atividades em comunidades, escolas e bairros do município.

Dia Mundial da Água

Foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), através da resolução A/RES/47/193 de 21 de fevereiro de 1993, determinando que o dia 22 de março seria a data oficial para comemorar e realizar atividades de reflexão sobre o significado da água para a vida na Terra.

A data foi criada com o objetivo de alertar a população internacional sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas.


Ag. Santarém

Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe