Câmara de Vereadores de Santarém realiza sessão em homenagem ao movimento Cabano e pelos 7 anos do IHGTap

março 19, 2019

Sessão especial homenageou o movimento Cabano e os 7 anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós - IHGTap

Por: Geovana Katrine

A Câmara de Vereadores de Santarém realizou nesta terça-feira (19), uma sessão especial em homenagem à Cabanagem e também pelos sete anos de fundação do Instituto Histórico e Geográfico do Tapajós (IHGTap). A solenidade contou com a presença de autoridades civis e militares, além de uma turma de estudantes de uma escola participar da cidade. Os trabalhos foram conduzidos pelo presidente do Poder Legislativo, vereador Emir Aguiar, que destacou a importância de se comemorar tanto o movimento Cabano quanto o aniversário do Instituto, responsável pelo resgate e preservação histórica do município. O IHGTap foi fundado no dia 23 de março de 2012.

A sessão de terça-feira no Poder Legislativo foi uma verdadeira aula de história. A professora Terezinha Amorim, presidente do Instituto, comentou sobre importância de se falar no movimento histórico da Cabanagem, que ocorreu aqui na região. "É uma parte importante de nossa história precisa ser lembrada", disse a professora, que também é historiadora.

Alenilson Ribeiro, membro do IHGtap, completou a fala da presidente ao destacar a importância de se estudar sobre a Amazônia para que assim as pessoas conheçam sua própria história.

O padre e historiador Sidney Campos, na ocasião, lançou o livro "Cabanagem", que é uma pequena cronologia que resgata e organiza o tempo de cada manifestação. Durante sua fala o padre se mostrou indignado com relação à cultura. "Cultura não é só uma palavra bonita. Cultura é responsabilidade”, disse ao se referir sobre a necessidade de zelar pelas memórias de Santarém.


Foto: Elivaldo Reis

Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe