Ufopa e Sectet irão desenvolver projeto em rede para fomentar cadeias produtivas no Oeste do Pará

maio 29, 2019



A Ufopa, em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (SECTET), irá desenvolver pesquisas junto às Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) para potencializar as cadeias produtivas da região Oeste do Pará. A iniciativa pretende criar produtos de caráter nutracêutico a partir da exploração sustentável da biodiversidade amazônica. Em três anos, a meta é produzir 10 produtos nutracêuticos, isto é, que agreguem qualidades nutritivas e farmacêuticas. Os esforços serão concentrados nas cadeias de produção do pescado, mel, frutos e tubérculos. Temperados, defumados, cremes, óleos e barras de cereais são alguns exemplos de produtos que podem ser criados.
As pesquisas serão desenvolvidas em rede nos municípios de Santarém, Alenquer, Itaituba, Juruti, Monte Alegre, Óbidos e Oriximiná. Laboratórios de solo, microbiologia, bromatologia e qualidade de água serão instalados nas escolas técnicas pelo governo do estado. Uma rede de computadores conectará os campi da Ufopa e as EETEPAS para formar um banco de dados que contenha diversas frentes de investigação, interligar sistemas de sensores e coleta de dados, além de dar apoio à formação em C&T. A Central Analítica em Rede, que será implantada no Núcleo Tecnológico de Bioativos (NTB), fará a certificação dos produtos que contiverem substâncias nutracêuticas, inclusive atendendo a empresas do ramo alimentício que hoje precisam enviar amostras para laboratórios em Belém, Manaus ou São Paulo.
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/ufopa-e-sectet-irao-desenvolver-projeto-em-rede-para-fomentar-cadeias-produtivas-no-oeste-do-para/ 

*Integração de ensino e extensão será tema do II Fórum Interno de Graduação*
Nos dias 3 e 4 de junho de 2019, a Ufopa promove o II Fórum Interno de Graduação, com o tema “Política de Integração de Ensino e Extensão em uma Universidade Multicampi”. O evento será no Auditório Wilson Fonseca, na Unidade Rondon, Campus Santarém. O objetivo é ampliar a discussão sobre as políticas de graduação da Ufopa, que envolvem assuntos como acessibilidade, ensino, ingresso, acompanhamento e permanência de estudantes. Nesta edição, o foco da programação será a relação entre ensino e extensão, com a palestra da professora Ana Inês Sousa, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), e a mesa-redonda “Extensão na Ufopa: possibilidades, desafios e perspectivas”. As inscrições serão realizadas no local do evento. A participação é aberta à comunidade acadêmica e à sociedade em geral.
Acesse a programação completa aqui.
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/integracao-de-ensino-e-extensao-sera-tema-do-ii-forum-interno-de-graduacao/ 

*Educar para não acabar: Ufopa realiza evento no Dia Mundial do Meio Ambiente*
No dia 5 de junho de 2019, a Universidade Federal do Oeste do Pará realiza uma programação especial para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente. A programação, organizada pelo Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação Ambiental (GEPEEA), tem como tema “Meio Ambiente: educar para não acabar” e começa às 8h30 na Unidade Rondon. O evento terá palestra sobre unidades de conservação, oficina de reciclagem, exposição de trabalhos acadêmicos e ginástica laboral. É aberto ao público e gratuito. As inscrições serão feitas no local do evento. Acesse a programação aqui.
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/educar-para-nao-acabar-ufopa-realiza-evento-no-dia-mundial-do-meio-ambiente/ 

*Expogeo vai reunir trabalhos científicos do curso de Geologia da Ufopa*
Alunos e professores dos cursos de Geologia e Ciências Atmosféricas, vinculados ao Instituto de Engenharia e Geociências (IEG) da Ufopa, promovem nos dias 28, 29 e 30, no Pátio Central do Paraíso Shopping Center, a Expogeo 2019. O evento será realizado das 16h30 às 20h30. Entre as atividades, serão expostos trabalhos que o Curso de Geologia da Ufopa vem elaborando e contribuindo para reduzir impactos na problemática da região. A Expogeo é uma ação de popularização das geociências, que visa contribuir com a disseminação do conhecimento na área de ciências da Terra, levando aos alunos da educação básica e à comunidade em geral conhecimento sobre a geologia e as demais áreas de conhecimento das ciências da Terra.
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/expogeo-vai-reunir-trabalhos-cientificos-do-curso-de-geologia-da-ufopa/ 

*Seminário propõe reflexão sobre projetos hidrelétricos na Amazônia*
A Ufopa promove, dias 30 e 31 de maio, o seminário “Reflexões sobre os grandes projetos na Amazônia: de Belo Monte à Teles Pires-Tapajós”. O objetivo é instigar o diálogo acerca dos grandes projetos na Amazônia, especialmente a hidrelétrica de Belo Monte e as propostas de hidrelétricas para a área do Teles Pires-Tapajós. Além disso, pretende-se apresentar metodologias de pesquisa de monitoramento de grandes projetos e promover o diálogo com atores sociais envolvidos nos processos de construção de hidrelétricas no Oeste do Pará. O seminário será realizado no auditório Wilson Fonseca, Unidade Rondon da Ufopa. Credenciamento e inscrições poderão ser feitos no local, a partir das 18h do dia 30. O evento é uma parceria dos cursos de Economia e Gestão Pública, vinculados ao Instituto de Ciências da Sociedade (ICS) da Ufopa, com o Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Confira a programação completa do seminário aqui.
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/seminario-propoe-reflexao-sobre-projetos-hidreletricos-na-amazonia/ 

*Palestra sobre inclusão de pessoas com deficiência será nesta sexta-feira, 31*
A Coordenação do Curso de Licenciatura em História e a Coordenação do Projeto PIBID Ciências Humanas da Ufopa realizam a partir das 15h da próxima sexta-feira, 31, uma rodada de palestras sobre ensino e inclusão. O local será o miniauditório HA1 da Unidade Rondon. É a primeira edição do projeto e terá falas do professor Dr. Gustavo Pinto de Sousa, do Instituto Nacional de Educação dos Surdos (INES), e da professora Dra. Aline Beckman de Castro Menezes, da Universidade Federal do Pará (UFPA). Eles irão tratar sobre barreiras atitudinais. A inscrição é gratuita, bastando assinar a lista de frequência.
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/ufopa-promove-palestra-sobre-inclusao-de-pessoas-com-deficiencia/ 

*Aberta submissão de trabalhos para o XIV SBEF e II Encontro de Engenharia Física*
O programa de Ciência e Tecnologia da Ufopa, com apoio da Consultoria de Engenharia Física Jr., realiza no período de 23 a 25 de outubro deste ano o XIV Simpósio Brasileiro de Engenharia Física (SBEF) e o II Encontro de Engenharia Física do Oeste do Pará (Enefopa). A submissão dos resumos de trabalhos já pode ser feita e segue até 16 de junho; para minicursos vai até 30 do mesmo mês. Só será considerada a submissão de trabalhos e minicursos que estiverem de acordo com as modalidades expostas no site do evento. Os encontros têm a finalidade de promover o conhecimento científico e a inovação tecnológica, bem como a integração entre especialistas, docentes e discentes de diversas áreas. Também se fará um balanço do curso de Engenharia Física no Brasil.
http://www.ufopa.edu.br/ufopa/comunica/noticias/aberta-submissao-de-trabalhos-para-o-xiv-sbef-e-ii-encontro-de-engenharia-fisica/

Universidade Federal do Oeste do Pará – Ufopa
Coordenação de Comunicação
Unidade Amazônia - Campus Santarém
Av. Mendonça Furtado, 2946, Bairro de Fátima.
Santarém - PA - Brasil
(93) 2101-6532 / Celular institucional: (93) 99103-9978
www.ufopa.edu.br
http://twitter.com/ufopa

Você pode gostar também

0 comentários

LER TAMBÉM:

Like us on Facebook

Flickr Images

Subscribe